top of page

Reality Shows x Patrocinadores

Pesquisa realizada pela Mind Miners revela que dos respondentes 89% assistem reality shows. A pesquisa ouviu 1 mil pessoas acima de 18 anos, das classes sociais ABCDE em todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados online. 50% dos respondentes concordam que os programas influenciam a opinião pública e 70% concordam que eles contribuem para maior alienação dos espectadores.

Interessante da pesquisa é a revelação dos entrevistados em relação às marcas que aparecem nos programas: 33% disseram que se interessam por marcas patrocinadoras.


Para 32%, o interesse por produtos que aparecem em realities aumenta. Uma parcela de 42% já conheceu marcas ou produtos por meio de um reality; 28% já foram pesquisar por marcas que viram nos programas e 15% já compraram produtos usados nos shows. As marcas top of mind dentro da amostra são Fiat e Americanas.


🔎📊🎯


Análise Engaje: o sucesso dos patrocinadores, especialmente quando falamos em reality está na forma como a marca se apresenta para o público: ela é parte do espetáculo e das dinâmicas. O Neuromarketing já explicou esse fenômeno: quando a marca e o produto faz parte do enredo, da história, a lembrança dela se fortalece muito mais do que quando ela aparece no intervalo. Isso porque muitas vezes estamos emocionalmente focados e conectados com o show, portanto as marcas entram junto nessa experiência. Vale lembrar que recentemente o MC Donalds patrocinador no BBB 21 fez uma festa temática no reality.

Duvido que você não tenha sentido vontade de um quarteirão com queijo vendo a festa cheia de lanches e batatas! Deu uma vontade de pedir Ifood de Mequi??? Logo o IFood, outro patrocinador do programa! A mecânica do reality para mexer com os neurônios espelho dos telespectadores é imbatível, e garante sempre a perpetuidade do programa que facilmente chegará na edição 1000 se depender de patrocinadores interessados em participar do programa.

🕵🏻‍♀️

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page